Nutricêuticos

O termo nutricêutico vem de 'nutri', nutriente e 'cêutico' de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde.

É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças.

Um nutricêutico é um produto isolado ou purificado a partir de alimentos que se apresenta sob a forma de composto bioactivo, que deve ter um efeito medicinal sobre a saúde humana e é geralmente acondicionado sob a forma de cápsulas, comprimidos ou outras apresentações que carecem de doses prescritas.

Um nutricêutico pode conter diferentes combinações de nutrientes, sendo recomendados como coadjuvantes em tratamentos de diversas doenças.

Os produtos nutricêuticos ou SUPLEMENTOS ALIMENTARES são compostos destinados a complementar a dieta e a fornecer ao organismo os nutrientes necessários e as quantidades suficientes, para um regular funcionamento do organismo.

São produtos práticos, para ingestão durante actividade, podem servir como auxiliares no aumento do consumo energético ou do aporte vitamínico-mineral.

A maioria dos suplementos alimentares podem ser usados livremente. Isto significa que não oferecem risco à saúde; porém, devem ser consumidos de acordo com o que está na embalagem.

Recomenda-se que devem ser tomados, sempre que possível, com as refeições, porque esse é o horário ideal e também porque o corpo absorve os nutrientes de forma eficaz, graças ao sistema digestivo que é estimulado pela comida